quarta-feira, 16 de março de 2011

UM POUQINHO DA HISTÓRIA DE IRACEMA MARCONDES ALCÂNTARA

IRACEMA MARCONDES ALCÂNTARA


        Nascida no Bairro da Areia Alta, em 1935, no Sitio de seus Pais João Paulino Marcondes e Izaura de Godoy Porfírio;  tia do ex-prefeito Teodoreto Porfírio da Rocha. Nascida no dia 06/10/1935, porém só foi registrada no dia 24/10/1935 na cidade de Fartura, pois o Bairro das Areias é daquele município.
        A família era formada por 5 irmãos: Maria Marcondes Nunes, Alcides Marcondes, Ana Marcondes Pilege e José Paulino Marcondes. todos estudaram até o 3ª  ano primário na escola da Fazenda São Caetano no município de Timburi. Posteriormente sua família se mudou para cidade de Sarutaiá, onde concluíram o 4º ano primário. Vindo mais tarde, morar com sua família na cidade de Piraju.
        Como sempre demonstrou interesse pelo aprendizado, junto com seu irmão José Paulino, concluiu em 1958 o Curso Comercial Básico na Escola Técnica de Comércio Rui Barbosa daquela cidade.
No dia 25/12/1958 casou-se com José Alcântara, com quem teve 4 filhos: Pedro Alcântara Neto, Percival Alcântara, Péricles José Alcântara e Carmem Silvia Alcântara
Mesmo com os filhos ainda pequenos, sempre demonstrou interesse pela leitura e pela profissão de Corte & Costura. Por este motivo fez um curso desta modalidade e começou a exercê-la e conforme foi se aprimorando, passou a dar aula desta profissão para muitas, que hoje são costureiras da cidade de Sarutaiá.
Durante sua vida sempre falou uma frase: “O Maior presente que um Pai e uma Mãe pode dar à seu Filho é uma Profissão”.  Talvez por este motivo sempre foi ligada às Escolas e aos Estudos, apesar de nunca ter feito uma Faculdade.
Em 1969 iniciou sua carreira de Funcionária Pública exercendo a função de Inspetora de Alunos do Ginásio Estadual Dr Edgardo Cardoso, onde passou a conviver ao lado de muitos professores, funcionários e principalmente com os alunos da escola. Com isso pode demonstrar seu espírito amigo, bondoso e companheiro das pessoas de sua convivência.
   Na sua profissão de Inspetora de Alunos, sempre soube mediar entre as necessidades particulares de cada um com as exigências e regras da escola.
Um episódio de sua mediação que ficou marcado, é que: Numa briga entre duas crianças e no calor da discussão, não se sabia qual delas teria começado a briga, sem saber a quem punir; ela amarrou uma linha de costura de meio metro entre os pulsos de  cada uma, de modo que elas ficaram ligadas uma à outra durante 30 minutos, a linha de costura não poderia ser rompida durante aquele intervalo de tempo, pois se isso ocorresse os dois teriam a punição da escola; Durante este intervalo, as duas crianças passaram a fazer movimentos sincronizados para manter a linha intacta e com isso começaram a conversar e participar dos eventos do recreio juntos e assim esqueceram o motivo do atrito.
Este procedimento foi feito até em casa com seus filhos, e com isso, tira se uma lição, mesmo em uma situação de atrito, pode-se achar uma solução amigável.
Durante sua vida, Iracema sempre soube conciliar seu serviço na Escola com o Corte & Costura demonstrando que mesmo naquela época a mulher poderia ter sua independência financeira, servindo assim de exemplo para realização profissional das jovens.
Porém no dia 11/11/1977 aos 42 anos ela sofreu um derrame cerebral fulminante e assim veio a falecer, deixando de conviver conosco mas deixando também muitas saudades e um exemplo de vida.
Por todo este empenho no bem estar de todos e por ser uma pessoa muito prestativa, seu nome foi indicado para denominação de um Bem Público pelo Vereador Claudine Provinciata da Silva durante o mandato do Prefeito Isnar Freschi Soares, conforme a lei 629 do dia 14 de Julho de 1999 a Escola Municipal de Sarutaiá passou a ter o seu nome.
Este Bem Público que todos os anos, vem preparando os futuros profissionais de nossa região, colaborando assim para que os Pais e Mães preparem seus filhos com o saber.



OBS: Dados fornecidos por Pedro Alcântara Neto (seu filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário