quarta-feira, 30 de março de 2011


A PÁSCOA

DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Hoje é o Dia da Mentira!

A origem do 1º de Abril
O costume de contar mentiras no dia 1º de abril teve sua origem, ao que tudo indica, na França. Lá, até 1564, o início do ano era comemorado em 1o de abril. Naquele ano, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano novo passou a ser oficialmente comemorado em 1o de janeiro. Aparentemente houve uma certa confusão, e muitas pessoas, inclusive algumas que não gostaram da mudança da data, continuaram a comemorar o 1o de abril, mandando convites para festas, votos de felicidades, etc. Para ridicularizar essas pessoas, começaram a surgir, nos anos seguintes, convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano novo". Da França, o costume se espalhou para o mundo e, com o tempo, essas brincadeiras foram sendo enriquecidas, dando origem ao tradicional "poisson d'avril" (literalmente: "peixe de abril"), data em que surgem até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão, mentiras leves e inconseqüentes que divertem as pessoas.
Um exemplo que se tornou clássico é o de uma revista de ciências norte-americana que publicou, em um 1o de abril, a seguinte manchete: "Cruzamento genético de tomates e bovinos dá origem a vacas que produzem ketchup!" Na época, uma revista brasileira chegou a reproduzir a matéria em sua seção de ciências alguns dias depois, sem se dar conta de que havia caído no golpe do 1o de Abril...
1) O que você acha de uma pessoa que mente muito?
2) Você gostaria de ser conhecido(a) como uma pessoa mentirosa?
3) Você acha que devemos nos esforçar e nos controlar para tentarmos contar o menor número de mentiras?
4) O que você diria para uma pessoa que conta muitas mentiras?
5) É possível confiar em alguém que conta muitas mentiras?
6)Existem mentiras mais graves do que outras?
7) É possível viver sem nunca contar mentiras?
8) Como fazer para não ser considerado um mentiroso?
9) Se uma pessoa é muito mentirosa, ela pode lutar contra isso e mudar?
10) Você se definiria como uma pessoa que mente muito, que não mente ou que mente pouco?
11) No futuro, você gostaria de mentir ainda menos do que hoje em dia? Ou será que você gostaria de ser capaz de mentir mais do que atualmente?
12) Ser ou não ser mentiroso(a) é importante para você?
FONTE: PATTY BRITO.

segunda-feira, 21 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Foto de Iracema Marcondes Alcântara

UM POUQINHO DA HISTÓRIA DE IRACEMA MARCONDES ALCÂNTARA

IRACEMA MARCONDES ALCÂNTARA


        Nascida no Bairro da Areia Alta, em 1935, no Sitio de seus Pais João Paulino Marcondes e Izaura de Godoy Porfírio;  tia do ex-prefeito Teodoreto Porfírio da Rocha. Nascida no dia 06/10/1935, porém só foi registrada no dia 24/10/1935 na cidade de Fartura, pois o Bairro das Areias é daquele município.
        A família era formada por 5 irmãos: Maria Marcondes Nunes, Alcides Marcondes, Ana Marcondes Pilege e José Paulino Marcondes. todos estudaram até o 3ª  ano primário na escola da Fazenda São Caetano no município de Timburi. Posteriormente sua família se mudou para cidade de Sarutaiá, onde concluíram o 4º ano primário. Vindo mais tarde, morar com sua família na cidade de Piraju.
        Como sempre demonstrou interesse pelo aprendizado, junto com seu irmão José Paulino, concluiu em 1958 o Curso Comercial Básico na Escola Técnica de Comércio Rui Barbosa daquela cidade.
No dia 25/12/1958 casou-se com José Alcântara, com quem teve 4 filhos: Pedro Alcântara Neto, Percival Alcântara, Péricles José Alcântara e Carmem Silvia Alcântara
Mesmo com os filhos ainda pequenos, sempre demonstrou interesse pela leitura e pela profissão de Corte & Costura. Por este motivo fez um curso desta modalidade e começou a exercê-la e conforme foi se aprimorando, passou a dar aula desta profissão para muitas, que hoje são costureiras da cidade de Sarutaiá.
Durante sua vida sempre falou uma frase: “O Maior presente que um Pai e uma Mãe pode dar à seu Filho é uma Profissão”.  Talvez por este motivo sempre foi ligada às Escolas e aos Estudos, apesar de nunca ter feito uma Faculdade.
Em 1969 iniciou sua carreira de Funcionária Pública exercendo a função de Inspetora de Alunos do Ginásio Estadual Dr Edgardo Cardoso, onde passou a conviver ao lado de muitos professores, funcionários e principalmente com os alunos da escola. Com isso pode demonstrar seu espírito amigo, bondoso e companheiro das pessoas de sua convivência.
   Na sua profissão de Inspetora de Alunos, sempre soube mediar entre as necessidades particulares de cada um com as exigências e regras da escola.
Um episódio de sua mediação que ficou marcado, é que: Numa briga entre duas crianças e no calor da discussão, não se sabia qual delas teria começado a briga, sem saber a quem punir; ela amarrou uma linha de costura de meio metro entre os pulsos de  cada uma, de modo que elas ficaram ligadas uma à outra durante 30 minutos, a linha de costura não poderia ser rompida durante aquele intervalo de tempo, pois se isso ocorresse os dois teriam a punição da escola; Durante este intervalo, as duas crianças passaram a fazer movimentos sincronizados para manter a linha intacta e com isso começaram a conversar e participar dos eventos do recreio juntos e assim esqueceram o motivo do atrito.
Este procedimento foi feito até em casa com seus filhos, e com isso, tira se uma lição, mesmo em uma situação de atrito, pode-se achar uma solução amigável.
Durante sua vida, Iracema sempre soube conciliar seu serviço na Escola com o Corte & Costura demonstrando que mesmo naquela época a mulher poderia ter sua independência financeira, servindo assim de exemplo para realização profissional das jovens.
Porém no dia 11/11/1977 aos 42 anos ela sofreu um derrame cerebral fulminante e assim veio a falecer, deixando de conviver conosco mas deixando também muitas saudades e um exemplo de vida.
Por todo este empenho no bem estar de todos e por ser uma pessoa muito prestativa, seu nome foi indicado para denominação de um Bem Público pelo Vereador Claudine Provinciata da Silva durante o mandato do Prefeito Isnar Freschi Soares, conforme a lei 629 do dia 14 de Julho de 1999 a Escola Municipal de Sarutaiá passou a ter o seu nome.
Este Bem Público que todos os anos, vem preparando os futuros profissionais de nossa região, colaborando assim para que os Pais e Mães preparem seus filhos com o saber.



OBS: Dados fornecidos por Pedro Alcântara Neto (seu filho)

segunda-feira, 14 de março de 2011

NÃO NASCEMOS PRONTOS!





Vale a pena conferir! Dedique alguns minutos para refletir sobre Você!!!!!
Mário Sergio Cortella

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4