domingo, 29 de maio de 2011

FESTA JUNINA PARA COLORIR














ORIGEM DA FESTA JUNINA

Origem da Festa Junina


          Existem duas explicações para o termo festa junina:
           A primeira é em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho.
          Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João.
          No princípio, a festa era chamada de Joanina.

História da Festa Junina e tradições.
         Apesar de hoje serem festas católicas, as comemorações juninas antecedem o nascimento de Cristo. Em certa época e durante muito tempo os católicos passaram a associar esta celebração ao aniversário de São João, no dia 24 de junho, mais tarde, os festejos incluíram os dias de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
          Ao longo dos anos, cada região do Brasil comemora de um jeito diferente. O que importa é o ingrediente principal: a alegria.
          Hoje, as festas juninas são entendidas como uma oportunidade para juntar os amigos e a família e se divertir!
          A decoração é feita com bandeirinhas coloridas, confeccionadas com folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores ou, até as mais originais são as bandeirinhas de jornal ou folhas de revistas coloridas.
          Quando há espaço usam papel laminado nas cores vermelha e amarela para fingir uma fogueira, amassando o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas ficam na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junta-se uns gravetos de madeira para colocar em volta e montar a fogueira.
           Para entrar no clima da festança os participantes da festa se vestem a caráter.Os homens costumam usar camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos como se fossem remendos das calças, lenço no pescoço, chapéu de palha, bota e um bigode caprichado desenhado com lápis de pintar os olhos.
          Já as mulheres usam vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça colorida, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de pintar os olhos.           A musica típica das festas juninas é um pouco parecida ao forró, e toca todo tempo, embalando o bate papo dos amigos. São tocadas quase sempre as mesmas, como Pula a Fogueira, Cai Cai Balão, Capelinha de Melão, Pedro, Antonio e João etc.
          Há ainda várias brincadeiras como a quadrilha em que geralmente é tocada a musica Festa na Roça. A maior atração está na confusão, quanto maior mais divertida se torna a brincadeira.
          Outras brincadeiras comuns são a pescaria, corrida de saco, o ovo cozido na colher, pular a fogueira de mentirinha do papel laminado, a corrida dos três pés, para as crianças. Para os mais jovens, o correio elegante, e até um bingo, que é apreciado até pelas pessoas mais idosas.
          As comidas normalmente são o Arroz-doce, canjica, cocadinhas, bolo de fubá, docinhos de amendoim, cuscuz,milho cozido, pinhão. Bolinhos de polvilho, suspirinhos, etc.
          As bebidas mais famosas destas festas são Quentão e Vinho Quente, apreciados por homens e mulheres.




 

domingo, 17 de abril de 2011

HISTÓRICO DE SARUTAIÁ

HISTÓRIA DE SARUTAIÁ
Localização de Sarutaiá
   O patrimônio da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Pinhal de Sarutaiá, provém de uma doação feita pelo finado Bento Antônio Pereira, de uma parte de sua Fazenda denominada Nossa Senhora da Boa Vista do Pinhal, daí a denominação do primeiro nome dado a cidade: Conceição do Pinhal, passando a denominar-se Sarutaiá por ocasião da elevação a Distrito em 10 de dezembro de 1906.
   Falecido o doador, João Pedro Teixeira e sua mulher Dona Gertrudes de Campos Pereira na qualidade de legítimos sucessores e inventariantes de cujo por escritura pública de 29 de novembro de 1879 que aqui se oferece por certidão, demarca as terras do Patrimônio de conformidade com a doação feita, isto é um quarto de léguas em casa um de seus lados. Domingos Calabrezi executou os trabalhos de demarcação cujo serviço técnico contém: 74Km2 – Piraju em 10 de abril de 1910, assinado pelo Sr. Domingos Calabrezi (agrimensor).
   Sarutaiá, já mencionado, foi fundado em 29 de novembro de 1879 pelo Sr. Bento Antônio Pereira, passando a distrito em 10 de dezembro de 1906 e a município em 18 de fevereiro de 1959.
     De lá, para cá, muitas coisas mudaram, Sarutaiá chegou a ter 15 mil habitantes, época onde as grandes fazendas eram produtivas, e o verdadeiro progresso estava no “campo”.  Em 1970, após fatores como a queda no preço internacional do café, inibindo o mercado e desestimulando consideravelmente a cultura, processo de industrialização que agregou a mão-de-obra, e em 1975 condições climáticas que provocaram uma forte geada no café vieram à escassez de emprego, muitas famílias tiveram que mudar-se a procura de empregos e melhor condições. Em meados de 1975 Sarutaiá havia mais ou menos 3.200 habitantes.
   Por volta de 1997/1998 houve um grande crescimento na zona urbana, onde grande parte do crescimento de Sarutaiá deve-se ao Padre Cósimo Damiano Corigliano, um “religioso” que nunca mediu esforços para dar uma condição de moradia melhor, não só ao seu rebanho, mas a todos que precisassem.  Hoje, Sarutaiá tem pouco mais de 6.000 habitantes, onde a grande parte está na zona urbana, o sarutaiense é um povo trabalhador, que apesar de enfrentar dificuldades,  é perseverante e confiante no futuro.

  O município localiza-se na média Sorocabana na 11ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, fazendo divisa com os municípios de: Tejupá, Piraju, Timburi e Fartura, com uma distância de 370 Km da Capital do Estado (São Paulo). As principais vias de acesso que ligam Sarutaiá a outros municípios são: Rodovia Engenheiro Tomáz Magalhães e Rodovia Lauro Alves Barroso (rodovia com o nome do nosso saudoso e companheiro Lauro Barroso).
   Quanto as controvérsias que existem na história, há fortes indícios que Sarutaiá aconteceu sobre a criação da primeira usina hidrelétrica do Brasil.
   Há que diga que a primeira hidrelétrica do Brasil esta localizada no município do Rio de Janeiro, porém há que garanta que ela está no município de Sarutaiá. A verdade é que existe, em pleno funcionamento, a Usina Boa Vista, mandada construir pelo Dr. Ataliba Leonel. O prédio é datado de 1913, data da sua fundação. As turbinas são de origem Inglesas e Alemães, e hoje a força da hidrelétrica é explorada pela Companhia Luz e Força Santa Cruz.
 A tradução do nome Sarutaiá vem do Tupi-Guarani:
Saru = “peludo”, taia = “cauda”, o que pode ser “bicho da cauda peluda”.
Datas Históricas:
Fundação da Cidade: 29/nov/1879.
Elevação do Município: 18/fev/1959.
Dia do Município: 18 de fevereiro.
Dia da Padroeira da Cidade: 08 de Dezembro, "Imaculada Conceição".
Aniversário da Cidade:
18 de Fevereiro 
Gentílico:
sarutaiense
População:
3.622 habitantes 
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:
Tropical  
Temperatura Média:
22º C 
hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:
Assis 
Limites:
Piraju - Timburi - Tejupá - Fartura  
Acesso Rodoviário:
SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-255 (Rodovia João Mellão) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-312/270 / SP-287 (Rodovia Engenheiro Thomaz Magalhães)  
Distâncias:
Da Capital:
349 km  

      

ARTE: DIA DO TRABALHO

  


       

        

DIA DO TRABALHO

História do Dia do Trabalho


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.