domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dinâmicas de grupo

Dinâmicas engraçadas para Classe - Sorriso milionário

O principal objetivo dessa dinamica engraçada para sala de aula é propiciar a descontração e integração o grupo de alunos de uma forma divertida.
Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).
Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
Cada bolinha vale R$ 1.000,00.
O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.

Dinamicas para Reuniões de Pais - Conheço meu filho

Objetivo dessa dinâmica é integrar participantes de uma reunião de pais e mestres. Serve para colocar em evidencia todos os integrantes da reunião, diretores, professores, alunos, pais e responsáveis pelos estudantes.
Materiais: Papel e caneta
Procedimento: Pedir que os alunos escreva em um papel pequeno a seguinte frase: 'eu amo a minha família'. Não pode ser assinado.
Todos pedaços de papel deverá ter um número que corresponda o número que a coordenadora da reunião manterá em segredo.
No dia da reunião todos os papéis serão colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer a letra do filho e pegar um papel.
Depois a coordenadora irá verificar se os pais acertaram e conhecem a letra de seus filhos.
Essa atividade simples pode revelar muitas coisas, entre elas se os pais estão realmente acompanhando as atividades escolares e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.

Dinamicas para Reuniões com Professores - "não estamos sozinhos"

Objetivo dessa dinâmica para reunião de professores é melhorar a confiança nos outros, estimular a integração e participação nas atividades academicas da instituição de ensino.
Material: Ambientes diferentes e vendas para todos os participantes. Procedimento:É necessário ajuda para essa dinâmica.
Vendar os olhos de cada participante, e conduzi-los até seus lugares sem dizer nada. Se possível descalços. Colocar em seu lugar e tirar as vendas dos olhos.
Cada pessoa entra sendo conduzida, sem ver que outros estão vedando. Se possível, colocar obstáculos, algo que pisem sintam a diferença do chão.
Depois que todos estiverem em seus lugares o bate-papo é confiança, não estamos sozinhos, sempre tem alguém a nos ajudar a executar tarefas, basta confiar.
Professores devem confiar uns nos outros pois seu trabalho é coletivo, quando todos trabalham em prol de um único objetivo conseguem atingir a meta maior, educação de qualidade para seus alunos.

Como incentivar alunos através de Textos - A parábola da Carroça Vazia

Uma das grandes preocupações de nosso pai, quando éramos pequenos, consistia em fazer-nos compreender o quanto a cortesia é importante na vida.
Por várias vezes percebi o quanto lhe desagradava o hábito que têm certas pessoas de interromper a conversa quando alguém está falando. Eu, especialmente, incidia muitas vezes nesse erro. Embora visivelmente aborrecido, ele, entretanto, nunca ralhou comigo por causa disso, o que me surpreendia bastante.
Certa manhã, bem cedo, ele me convidou para ir ao bosque a fim de ouvir o cantar dos pássaros. Concordei, com grande alegria, e lá fomos nós, umedecendo nossos calçados com o orvalho da relva. Ele se deteve em uma clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:
- Você está ouvindo alguma coisa além do canto dos pássaros?
Apurei o ouvido alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo o barulho de uma carroça que deve estar descendo pela estrada.
- Isso mesmo... - disse ele - É uma carroça vazia...
De onde estávamos não era possível ver a estrada e eu perguntei admirado:
- Como pode o senhor saber que está vazia?
Meu pai pôs a mão no meu ombro e olhou bem no fundo dos meus olhos, explicando:
- Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Não disse mais nada, porém deu-me muito o que pensar. Tornei-me adulto e, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo intempestivamente a conversa de todo o mundo, ou quando eu mesmo, por distração, vejo-me prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar ouvindo a voz de meu pai soando na clareira do bosque e me ensinando:
- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Observação para professores: No final da leitura o professor deverá incentivar os alunos a intrepretar o texto para ver se entenderam a mensagem e ainda no final complementar explicando que na vida todo o conhecimento que carregamos não é um peso extra mas sim conteúdo que nos tornará pessoas melhores e mais preparadas para os desafios da vida pessoal e profissional. Como complemento para a atividade sugerimos que seja aplicada uma Dinâmica de Grupo para Alunos em Sala de Aula.

Amazônia

Mensagem de Boas Vindas 2012

VIRE

Vire...
Não é o ano que vira...
Quem vira é você!
Vire a página da sua história e comece um novo tempo...
Tempo de se amar, ame você primeiro... Depois ame os outros!
Como você pode dizer que ama alguém, se você não se ama?
Se você não se cuida? Vire o jogo e comece a ganhar a vida!
É tempo de sonhar! Então, sonhe! Acorde a menina ou o menino que está adormecido dentro de você... O sonho é o combustível da alma!
Volte a estudar! Crie o hábito da leitura, leia poesias, assista a bons filmes... Não esqueça que quem estuda se destaca, o estudo enobrece a alma. Quem estuda tem as a mente sadia e o coração feliz!
Conquiste, escolha e eleja novos amigos e restaure as amizades antigas. Seja amigo de verdade! A amizade não visa a interesses, ela é feita de gratuidade!
Namore! Aqui, não é namorar uma pessoa, mas, sim namorar a vida! Seja apaixonado pela vida que pulsa em você, pois ela não pulsa por acaso... A vida tem um sentido! Quem namora a vida vive mais e é mais apaixonante... A pessoa se torna luz e sal, iluminando e dando gosto à vida de outras pessoas!
Creia em Deus! Ele está sempre nos esperando de braços abertos, esperando por nossa mudança de vida, por nossa grande virada!
Então, nós lhe desejamos uma virada de 180 graus... Mude o sentido... Mude o rumo... Tome um norte e siga!
Que você possa renascer!
Tenha uma grande virada! Mude para melhor, virando a página da sua história de vida e começando a escrever um novo tempo de vitórias!
Que possamos ter um 2012 abençoado, cheio de alegrias, saúde, tranquilidade, amizades e conquistas!
Ótimo retorno!
Com carinho, Elenilda , Manoela e Maria Inês